Página Inicial

TEDxCampos

Alimentação do Futuro

Pensar no futuro é um exercício para a imaginação, mas muitos estudiosos dedicam seu tempo traçando um panorama do que nos aguarda. E no âmbito da alimentação esse cenário nos reserva grandes surpresas. Iremos mudar nossa relação com a comida? Criaremos novos métodos de plantio e colheita? Inventaremos novos alimentos? A segunda edição do TEDxCampos reunirá pensadores para discutir e debater essas e outras ideias a respeito da alimentação do futuro.

Palestrantes

Simplicidade por Tsuyoshi Murakami

Tsuyoshi Murakami

Para o prestigiado chef de Comida japonesa, Tsuyoshi Murakami, o futuro da alimentação consiste no fim dos excessos. Murakami explica aqui como trabalha para oferecer uma experiência sensorial a seus clientes, prezando sempre pela transparência, simplicidade e a natureza.

Nós comemos muito pouco por Frans Kampers

Frans Kampers

O que é nanotecnologia e o que ela pode fazer pela sua alimentação? O físico Dr. Frans Kampers faz um panorama da evolução da alimentação da pre-historia aos dias de hoje, traça um paralelo entre alimentação energética e nutritiva e apresenta soluções que tornam alimentos mais saudáveis.

Ensinando crianças a comerem melhor por Biel Baum

Biel Baum

O cozinheiro mirim Biel Baum fala sobre seu programa Arte na Cozinha, nos revela as motivações que o levaram a começar a cozinhar e explica como conseguiu unir empreendedorismo social à culinária através de projetos para escolas, redes sociais e games - além do programa que apresenta: ele pretende transformar culinária em diversão e ajudar crianças a comerem melhor.

Movimento Brasil à Mesa por Mônica Rangel

Mônica Rangel

Apaixonada por gastronomia, Mônica Rangel conta como passou de secretária executiva bilíngue a dona de restaurante e defensora da culinária brasileira. À frente do Movimento Brasil à Mesa, levanta a bandeira da gastronomia brasileira e explica como valorização dos nossos sabores e raízes pode colocar o Brasil no mapa gastronômico mundial.

Desejo Humano por Paulo Roberto Al-Assal

Paulo Roberto Al-Assal

7 milhões de bocas para alimentar, pressões ambientais e geopolíticas, hábitos pouco saudáveis. Como responder ao caos do dia-a-dia-dia e se satisfazer ao mesmo tempo? Paulo Roberto Al-Assal relaciona alimentação ao comportamento social e discute sobre o futuro desse mercado baseado nas tendências de consumo mundiais.

Sobre cabelos e café, a integridade pessoal no trabalho por Cecília Sanada

Cecília Sanada

Cecília Sanada conta de forma bem humorada sobre a sua trajetória profissional e como ela acidentalmente virou barista. No momento que ela começou nessa profissão, já sentiu que aquela era sua verdadeira vocação. Hoje já conquistou diversos prêmios e é referência quando o assunto é café de qualidade. Ela aproveita ainda para falar um pouco sobre as descobertas que essa profissão lhe proporcionou, como o prazer do café, a valorização do produtor e a importância de persistir nos seus sonhos.

Homem e Comida por Sandro Dias

Sandro Dias

O historiador, filósofo e professor de história da gastronomia Sandro Dias faz um panorama da alimentação através dos séculos, relacionando o conceito de "comer bem" ao contexto social de cada época. Ele estuda o passado para entender o que será a alimentação do futuro.

Por que comemos demais por Deborah Kesten

Deborah Kesten

Nessa conversa esclarecedora, a pesquisadora e escritora sobre obesidade, Deborah Kesten, nos alerta sobre concepções erradas a respeito de alimentação e perda de peso e nos apresenta o que realmente funciona. Premiada autora sobre saúde, Deborah Kensten é especializada em prevenir e tratar obesidade e doenças do coração. Sua pesquisa sobre alimentação ideal revela que a alimentação tem o poder de cura do corpo, da mente e da alma. Seu novo livro "Make Weigth Loss Last" (Faça a Perda de Peso Durar) traz ideias e soluções que se aplicam a muitos de nós.

Transformação agrícola, econômica e política no ato de comer por Teresa Corção

Teresa Corção

A chef carioca Teresa Corção se apresenta como uma "apaixonada por mandioca". Ela defende que os cozinheiros tem um papel fundamental na relação entre produtores e consumidores e, para isso, cita uma frase de Wendell Berry: "Comer é um ato agrícola". A isso, ela ainda acrescenta que comer é um ato econômico e cozinhar é um ato político. Ela exemplifica isso contando sobre seus encontros com agricultores que rederam desde projetos sociais até novos ingredientes para cozinhar.

Comendo História e Geografia por Bruno Cabral

Bruno Cabral

Bruno Cabral se apresenta como um traficante, pois compra o queijo artesanal de 15 dias em Minas Gerais (o único estado onde é permitido) e revende em outros lugares do Brasil. Nesse TED Talk ele defende a valorização do produtores e a mudança dessa legislação pois, segundo ele, a história do brasil está vinculada a ao queijo artesanal e os seus produtores fazem parte da nossa cultura.O queijo acompanhou nossa história por séculos: passou por guerras, foi pagamento de dívidas, foi motivo de tráfico de ouro e merece ser valorizado.

Mentes Barulhentas por Julice Vaz

Julice Vaz

Julice Vaz abandonou a sua carreira de filósofa para se tornar padeira. Lendo e estudando sobre a Idade Média, ela descobriu a padaria tradicional e hoje possui uma produção de pães de fermentação longa e natural. Para isso, ela usa um fermento que já tem cerca de 90 anos de idade e precisa ser alimentado a cada 12 horas. Neste TED Talk ela usa sua experiência com pães para discutir o ritmo da vida moderna e para pensar sobre escolhas que temos que fazer.

Alimentação Viva por Ana Branco

Ana Branco

Ana Branco é professora do Departamento de Artes da PUC-Rio desde 1981 e orientadora do grupo BioChip. Em sua fala no TED, ela explica a Alimentação Viva, uma forma de alimentação baseada em alimentos naturais crus, frescos e secos (e em seguida hidratados). Comparando a um chip de computador, que precisa de moléculas de água para armazenar informações, ela defende que através dos alimentos crus e vivos, nós temos acesso às últimas informações enviadas pelo Sol à Terra. No final, ainda demonstra como essa experiência pode ser prazerosa preparando um suco com vários vegetais crus e brindando à vida!

A valorização do produtor por Romeu Mattos Leite

Romeu Mattos Leite

Romeu Mattos Leite é um agricultor que defende a valorização do produtor e do produto brasileiro a fim de encerrar círculo vicioso imposto pelas monoculturas. Ele propõe resgatar a agrobiodiversidade oferecendo apoio à organização social das famílias produtoras e auxiliando a sistematização do conhecimento local e tradicional. Com isso, chegaremos ao que ele acredita ser a verdadeira riqueza: a auto-estima do agricultor, com alimentos mais saudáveis e sustentáveis.

Interpretação Cultural do Sabor por Alex Atala

Alex Atala

Alex Atala se apresenta no TEDxCampos falando sobre a interpretação cultural do sabor. Ele defende que a aceitação de um aroma varia de acordo com a sociedade e a época e, de peixe cru a formigas, "qualquer coisa que você não compreende na cozinha, provavelmente seria facilmente entendida se apresentada na sua primeira infância". Isso porque o principal elo entre a natureza e a cultura passa pela cozinha.

palestrante Carlos Bertolazzi

Carlos Bertolazzi

Apresentador do programa Homens Gourmet e chef dos restaurantes Zena Caffè e Spago. Estudou no Piemonte, Itália, e trabalhou com renomados chefes da culinária italiana no próprio país e em Nova York. Será o Mestre de Cerimônias do TEDxCampos 2012.

palestrante Tsuyoshi Murakami

Tsuyoshi Murakami

Para o mestre Tsuyoshi Murakami, comida é poesia. Essa premissa é transmitida com força e sensibilidade em sua culinária que, não por acaso, o tornou num chefe renomado e muito premiado nos últimos anos.

palestrante Ana Branco

Ana Branco

Professora do Departamento de Artes da PUC-Rio desde 1981. Além disso, é orientadora do grupo BioChip e adepta à Alimentação Viva, uma forma de alimentação baseada em alimentos naturais crus, frescos e secos (hidratados) – os quais tem toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável.

palestrante Cecília Sanada

Cecília Sanada

Gerente de qualidade do Octávio Café, em São Paulo, é a atual campeã da etapa paulista do Campeonato Brasileiro de Barista, e referência quando o assunto é um bom café.

palestrante Bruno Cabral

Bruno Cabral

Nascido em 1978 em São Paulo e formado chef de cozinha pela escola de restauração e hotelaria de Barcelona, Bruno Cabral tem especialização em elaboração de queijos artesanais em curso oferecido pelo governo autônomo da Catalunha. Atualmente é chef de cozinha de Restaurante Donostia em SP e criador de site de queijos artesanais brasileiros.

palestrante Romeu Mattos Leite

Romeu Mattos Leite

Veterinário e fundador da Vila Yamaguishi. Com um sistema baseado no convívio harmonioso entre as pessoas e com divisão igualitária de bens, a Vila também é responsável pela produção e venda de alimentos orgânicos.

palestrante Julice Vaz

Julice Vaz

Chef especialista em panificação. Com experiências fora do país, incluindo cursos de panificação no renomado San Francisco Baking Institute e trabalhos em algumas padarias na França, atualmente está a frente da Boulangère homônima, na Vila Madalena em São Paulo, onde faz com maestria a leveza da fermentação natural.

palestrante Paulo Roberto Al-Assal

Paulo Roberto Al-Assal

Fundador e diretor-geral da Voltage, agência de tendências e insights aplicáveis ao negócio, diretor-executivo da ONG Fuck Cancer, estudioso do comportamento humano, redes sociais e da influência que pessoas podem causar nas marcas.

palestrante Dr. Frans Kampers

Dr. Frans Kampers

Doutor em Física e diretor da BioNT (Centro de Biotecnologia para alimentos e inovação em saúde de Wageningen). Descobriu que a alimentação e a nutrição podem ser muito bem combinadas com as possibilidades da bionanotecnologia.

palestrante Deborah Kesten

Deborah Kesten

MPH, consultora certificada de bem-estar, pesquisadora internacional de nutrição e educadora especializada em reverter obesidade e doenças cardíacas (e relacionadas). Com mais de 200 artigos publicados na área, é autora premiada pelo livro Feeding the Body, Nourishing the Soul, The Healing Secrets of Food e Make Weight Loss Last

palestrante Teresa Corção

Teresa Corção

Proprietária e chef executiva do restaurante O Navegador, situado no Rio de Janeiro, desde 1981. É também fundadora e presidente do Instituto Maniva, que utiliza a gastronomia como instrumento de transformação social.

palestrante Sandro Dias

Sandro Dias

Historiador, filósofo, professor de História da Gastronomia e Tópicos Contemporâneos do Centro Universitário Senac (Campus Águas de São Pedro). Também é docente do Cotil/Unicamp, mestre pela Unicamp, doutorando em Ecologia Aplicada pela USP, na Área de Pesquisa Ambiente e Sociedade, desenvolvendo pesquisa sobre as relações entre Gastronomia e Sustentabilidade.

palestrante Biem Baum

Biel Baum

Aos 9 anos de idade é chef e apresentador do programa arte na cozinha, seu primeiro empreendimento social para ajudar as crianças a comer de maneira saudável. No programa ele ensina como as crianças podem preparar receitas fáceis, divertidas e saudáveis com suas famílias.

palestrante Alex Atala

Alex Atala

Chef proprietário do D.O.M., eleito o quarto melhor restaurante do mundo pela revista inglesa Restaurant, também é dono do restaurante Dalva e Dito e da padaria Em Nome do Pão. Autor de “Por uma Gastronomia Brasileira”, “Com unhas, Dentes & Cuca” e “Escoffianas Brasileiras”, usa sua técnica e aprimoramento em prol de uma cozinha que valoriza ingredientes nacionais.

palestrante Mônica Rangel

Mônica Rangel

Chef do Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, realizadora do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá, já participou de importantes eventos dentro e fora do país, atualmente está envolvida com a Embratur e Ministério do Turismo em um trabalho de valorização, resgate e divulgação da Gastronomia Brasileira no Brasil e exterior como presidente do Movimento Brasil à Mesa.

SOBRE O TED

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar um desejo que vai mudar o mundo. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote "ideias que merecem ser espalhadas" cada vez mais em realidade.

SOBRE O TEDx

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais sem fins lucrativos, organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Num evento TEDx, TEDTalks gravados em vídeo e palestrantes ao vivo combinam-se para acender uma profunda discussão e conexão e um pequeno grupo. Estes eventos locais e auto-organizados recebem o selo TEDx, onde x = evento TED organizado de forma independente. A Conferência TED provê uma linha comum para o programa TEDx, mas eventos TEDx individuais são auto-organizados.